3 faces do amor

3 amizades
25 de agosto de 2020
Pais da Igreja
28 de agosto de 2020

3 faces do amor

O que você pensaria, se eu dissesse que há 3 tipos de amor ?

Como aliás são 3 os tipos de amizade.

As 3 faces do amor são Eros, Philia e Agapé. Os 3 se completam e coexistem, nas nossas humanas relações.

Eros é o amor carnal, natural, erótico, o prazer corporal. O fluido em efervescência. Lembrando que para os gregos temos Eros como 1 das 3 forças naturais e indestrutíveis, ao lado do Caos e da Terra. Se Caos é o princípio masculino e Gaia o feminino, Eros é o que move o masculino e o feminino na direção um do outro. É ele que nos mergulha numa intimidade sem pontos de referência, completamente perturbadora.

Philia é a amizade, o bem-querer. De onde filo-sofia : os que amam o saber, a sabedoria. É o amor virtuoso, imparcial, afetuoso, é a lealdade. Ele requer virtude, igualdade e familiaridade. Sua forma mais acabada é o amor mental, o amor espiritual. É o amor em sua forma mais nobre.

Agapé é o amor sublimado, divino, incondicional, universal. O sentimento das crianças, por exemplo, é desse tipo. Muito se falou depois dele, porque nas traduções de Aristóteles feitas pelos cristãos, privilegiou-se esse amor como sendo o amor por Deus e o amor desse Deus por suas criaturas, mas Aristóteles nunca disse isso. Agapé é simplesmente um amor altruísta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteudo protegido!