Vocês já viram o filme “De-Lovely – vida e amores de Cole Porter” ? Uma de minhas cenas preferidas é aquela em que John Barrowman e Kevin Kline interpretam a música Night and Day. Acho essa parte do filme lindíssima ! Outro dia, vasculhando na internet vi essas duas lindas peças que o duque Fulco di Verdura desenhou em homenagem a seu amigo Cole Porter.
Ele era um grande joalheiro que, em 1939, fugiu da guerra na Europa, rumo a Nova York ; foi patrocinado por Cole Porter e Vincent Astor e abriu uma magnífica joalheria na Quinta avenida. A amizade entre o casal Porter e Verdura durou anos. Vale ressaltar aqui que a joalheria ainda existe.
É fácil fazer a associação entre essas duas pulseiras, chamadas de Dia e Noite, e a criação do mundo, segundo os gregos. No Caos não nascem só a Terra e Eros, mas também Nyx, a Noite. Nyx é irmã gêmea de Érebo, a escuridão profunda. Como diz a Prof. Marly, “Eles são gêmeos, mas não idênticos : ele é o escuro de dentro, do subsolo, ela é o escuro de fora, acima da terra mas sob o céu.” Nyx cria o dia no qual viverão os seres humanos. Não se pode confundir Nyx com o Céu estrelado (Urano), que foi criado pela Terra e é exatamente do tamanho dela, ele a cobre por completo.
Nas pulseiras de Verdura, inspiradas em Cole Porter, vemos também o Dia e a Noite gregos. Como em toda parte, para quem estiver atento.
Juliana Ferrari