Você está visualizando atualmente Ansiedade

Ansiedade

Estamos mais ansiosos ?

Segundo pesquisa anterior à pandemia realizada pela OMS, a prevalência do transtorno de ansiedade é de 3,6% no mundo, de 5,6% na América. No Brasil, 9,3% da população se dizem ansiosos, o maior % de casos de ansiedade no mundo. Se a depressão foi a doença do século XX, a ansiedade é hoje um dos principais transtornos que atingem homens, mulheres e também crianças. 

A ansiedade é uma doença ?

O transtorno de ansiedade e suas diversas faces estão presentes no Código Internacional de Doenças. Porém, do ponto de vista das práticas integrativas esse diagnóstico não é importante, pois vamos avaliar como ela se manifesta em cada indivíduo.

Além de ser natural, na dose certa a ansiedade é um comportamento positivo, que pode nos ajudar a agir para resolver ou evitar problemas num futuro próximo. Passa a ser patológica quando é exagerada, interfere na qualidade de vida, nas atividades com sentimento de medo, desconforto físico ou psíquico uma tensão decorrente de uma antecipação do perigo, de algo desconhecido. Sem falar que pode evoluir para sintomas crônicos como hipertensão, problemas gástricos e digestivos, queda de cabelos, falta de concentração e memória, insônia e a baixa imunidade.

Quem é mais propenso a desenvolver ansiedade ?

Crianças e jovens com histórico de superproteção, baixa tolerância a frustrações. Num outro extremo, indivíduos que foram ou são muito cobrados e exigidos, e que exigem muito de si mesmos, não querem desagradar, são perfeccionistas.

Quais as formas naturais para amenizar a ansiedade ?

O ser humano é muito individual, mas todos nós temos que nos observar, identificar e praticar comportamentos que diminuem esses sintomas, como ouvir músicas, exercer ou assistir atividades ligadas à arte, cultura, esportes, buscar contato com a natureza, bons pensamentos, bons relacionamentos e boa alimentação. Mas cultura e conhecimento entram nessa fórmula, porque nos dão elementos, jogam luz, literalmente.

Só o conhecimento verdadeiro esclarece, ilumina, explica. Conhecimento com conceito, mais do que simples informação. Pense nisso.

Claudete Romaniszen