As Musas
6 de janeiro de 2020
Re-conhecimento
6 de janeiro de 2020

A turma toda

Olá, pessoal !

Espero que estejam gostando dos nossos Minutos gregos.

Hoje vamos falar da turma mais importante, os 12 Deuses que compõem o Olimpo e mais 2 que não moram lá e são super discretos, pois uma não sai de dentro de casa e o outro reina nas profundezas.

Aqui nessas figurinhas simpáticas temos alguns deles: Zeus, Athena, Poseidon, Hermes, Artemis.

Vocês podem ver que cada um tem seu animal e seus objetos-símbolo, assim fica fácil reconhecê-los.

Zeus tem o raio, simbolizando esse olhar que tudo vê. E tem um trono, por ser o Deus todo-poderoso. Tem também a águia, animal que passou a representar o poder – basta ver os símbolos dos EUA, do nazismo, do Império Romano, de Napoleão Bonaparte e até de bandas como Queen e Bon Jovi.

Athena, a Deusa da justiça e da sabedoria, tem uma coruja – animal que desperta e trabalha depois que todos vão dormir, como a Filosofia (frase de Hegel, pois ela elabora sobre a realidade e os outros campos do saber depois dos acontecimentos – ou seja, ela racionaliza). É Athena, filha dileta de Zeus, quem ensina aos homens tudo o que eles conseguem aprender.

Ela se apresenta armada com um capacete, uma lança e um escudo, porque a sabedoria e a justiça precisam sempre lutar para se impor. E seu elmo feito com crina de cavalo é até hoje o modelo para exércitos e guardas de elite no mundo todo. Nikê, a Vitória, a acompanha, pois cabe à Justiça e a Zeus, a força.

Poseidon, o Deus dos mares, tem na mão o tridente que faz tremer a terra. E os animais ao seu lado são do mar, cujas ondas podem nos destruir se não o respeitarmos – um recado de ecologia muito antes de isso ser moda.

Hermes é o mensageiro dos Deuses, por isso tem asinhas nos pés e na cabeça. Segura um saco de dinheiro em uma das mãos, porque é malandro e representa os comerciantes, os negociantes.

E finalmente Artemis, Deusa da caça e dos animais, por isso ela tem ao lado uma árvore e uma corça. Mas vejam, ela está armada com um arco e flecha. O que isso simboliza ?

Simboliza esses dois lados da moeda que todos nós temos – um lado caça e mata, o outro defende e protege. Os Deuses da religião grega não são perfeitos, longe disso. Eles foram imaginados pelos homens para representar justamente o que nós mesmos somos, nosso lado luminoso e nosso lado sombrio, nossas forças e fraquezas.

Além desses, ainda temos outros :

Afrodite figura a beleza sensual ;

Apolo, metáfora da medida, da clareza, da Razão, das artes ;

Ares, senhor da guerra desenfreada ;

Deméter regula os ciclos naturais que alimentam os homens ;

Dioniso, divindade do êxtase e da desmedida ;

Hades, obscuro senhor das profundezas (3º elemento da tríade masculina do poder) ;

Hefesto, divino artesão ;

Hera, rainha do Olimpo, figurando o casamento oficial, o compromisso ;

Héstia, a discreta divindade do interior da casa.

Se quiser saber mais sobre esses divertidos e interessantes Deuses e suas histórias que são a metáfora de como somos, dê uma olhada na Revista, lá eu falo sempre deles. Ou assista ao seminário Fazendo Escola, ou sobre os Arquétipos.

Obrigada e até a próxima !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteudo protegido!