Teoria das ideias

Segundo Platão, as ideias são realidades que existem com independência das coisas. Nossos sentidos se enganam e nos enganam. Por isso, para ter um conhecimento verdadeiro das coisas, só mesmo pela ideia da coisa. Ou seja, Platão está dizendo que existe um mundo inteligível – das ideias – e um…

Continue lendoTeoria das ideias

Ausência de empatia emocional, marca de fábrica do psicopata

O psicopata sempre observa e aponta o erro dos outros. Quando planeja cometer umfato repreensível, planeja cada detalhe, ao contrário dos sociopatas, que sãodesorganizados e espontâneos. Mas ainda tem outros sintomas : - Esperteza aguda- Charme, sedução- Enorme utilização da astúcia- Ausência de remorso- Ausência de empatia- Ausência de profundidade…

Continue lendoAusência de empatia emocional, marca de fábrica do psicopata

O fim justifica os meios

Para Maquiavel, o absolutismo é o único meio de enfrentar os grandes inimigos da Modernidade – a Igreja e a nobreza. Em paralelo, exalta a figura do indivíduo comoforça criativa que se opõe à Natureza. Em termos atuais, podemos dizer que 3 elementos fundamentam a tese política dopríncipe : o…

Continue lendoO fim justifica os meios

Filósofos da suspeita

Eles são Nietzsche, Marx e Freud, os 3 alemães que sacudiram o plano religioso, econômico e metafísico, ao falar sobre a mais-valia, a luta pelo poder e o sexo. A chamada filosofia da suspeita é um conjunto de ideias que põe em causa grandes ideias estabelecidas. Nietzsche abalou os alicerces…

Continue lendoFilósofos da suspeita

Santa ignorância !

A máxima de Sócrates “Só sei que nada sei” foi retomada no século XV pelo cardeal Nicolau de Cusa com a teoria que ele chamou de “douta ignorância”. Essa ideia de Sócrates foi retomada também por Montaigne e por Pascal, mas estes dois foram mais honestos do que o cardeal,…

Continue lendoSanta ignorância !

Rizomas e raízes

Afinal, qual a diferença ? O rizoma é uma celebração do pensamento em rede, ele é transversal, tentacular e nômade, único e sedentário. Como o rizoma pode nos ajudar a pensar o mundo ? Gilles Deleuze e Félix Guattari distinguem rizoma e raiz. A raiz se desenvolve segundo um eixo…

Continue lendoRizomas e raízes