CONVIDADOS

Bolívar Lamounier

Ciências Econômicas - UFMG


É graduado em Sociologia e Política pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, com o doutoramento em Ciência Política na UCLA – University of California at Los Angeles. Integrou a Comissão de Estudos Constitucionais (“Comissão Afonso Arinos”), para preparar o anteprojeto da Constituição. Também participou, entre 1989 e 2001, do Conselho de Orientação Política e Social (COPS) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Membro da Academia Paulista de Letras, é autor de vasta e respeitada obra, além de escrever regularmente para publicações de renome, como o jornal O Estado de São Paulo ou a revista Exame. É sócio-diretor da Augurium Consultoria, integra o Conselho Consultivo do centro de análises políticas Interamerican Dialogue, em Washington D.C., nos EUA, e preside o conselho deliberativo da Fundação Care Brasil. Fundou o lamounier.site, uma plataforma de Ciclo de estudos de Política, Economia e História.

Aluísio Berezowski

Direito - USP


Mestrando em direito processual civil na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), onde também é graduado. Pós-graduado pela PUC e pela FGV, nas quais obteve os títulos de especialista em direito empresarial e arbitragem. Integrou a Turma deontológica do tribunal de ética da OAB/SP 2013 a 2019. Sócio-fundador doescritório Tepedino, Berezowski e Poppa.

Cesar R. Carvalho

Direito - USP


Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC (2008) e graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo- USP (2014). Mestre em Direito comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC (2019), com projeto de doutorado aprovado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-USP. Concentra sua pesquisa nas áreas de Direito comercial, econômico e financeiro, Filosofia e Teoria geral do Direito, Direito digital, Comércio eletrônico e Inteligência Artificial aplicada ao direito. Atua como advogado no escritório Mundie e Advogados desde 2007, com direito empresarial.

Ronald Kapaz

Panamericana Escola de Artes e Design


Ronald Kapaz tem uma longa trajetória profissional dedicada ao Design, tendo participado ativamente, e algumas vezes liderado, a evolução da disciplina em novos territórios de aplicação e valor. Foi sócio-fundador, Head Designer e CSO da Oz Estratégia+Design, uma referência na história do Design brasileiro, que concluiu sua trajetória em novembro de 2019, ao completar 40 anos de existência. Hoje atua como Chief Strategy Officer e Founder da Playground, um laboratório de valor, orientado para integrar estratégia, design e novos paradigmas e ferramentas, e oferecer modelos de reflexão, experimentação e construção de valores perenes. Com ela nasce o conceito de Transition Design®️ , uma visão e filosofia de abordagem de problemas complexos.

Andrea Naccache

Filosofia do Direito - USP


É fundadora e dirige o Núcleo de Criação, centro de pesquisa e treinamento em criatividade e inovação que atende grandes marcas brasileiras e multinacionais. É psicanalista clínica e advogada, doutoranda em Filosofia do Direito pela USP, com estudos em Filosofia e psicopatologia e MBA em finanças pela FGV. Foi finalista no Prêmio Jabuti de Literatura e selecionada pelo Museu da Casa Brasileira como referência para educação em design com o livro “Criatividade brasileira: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao : gastronomia, design, moda”. Oferece palestras pelo Brasil, em instituições como a FGV. Colabora com a imprensa aberta (Você S.A., Fantástico) e especializada. Seu trabalho sempre faz referência à psicanálise e à Filosofia, o que a levou a Matemática da aleatoriedade e às viagens de pesquisa, sobre teorias da decisão (Sorbonne) e da complexidade jurídica (Turim).

Pedro Pacífico

Direito - USP


Como tantos de nós, Pedro teve seus altos e baixos como leitor até decidir enxergar a leitura como um hábito diário que merece ser compartilhado. Hoje, o advogado formado pela Faculdade Direito do Largo de São Francisco - USP e sócio do escritório Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados, é responsável pelo Book.ster – um dos maiores perfis brasileiros do Instagram dedicado à Literatura. Ali, mais de 100 mil seguidores acompanham diariamente sua rotina como leitor. Além das redes sociais, Pedro tem também um site e um canal no YouTube. Para ele, assim como a Literatura, a Filosofia nos tira da ignorância sobre o ser humano e nos alimenta de sabedoria.

Daniel Caldeira

Administração - FGV


Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas (2004). Iniciou sua carreira na Hedging-Griffo em 2002, tornou-se sócio em 2006. Em 2010, se desligou do quadro executivo da empresa e foi para a REP – Real Estate Desenvolvimento Imobiliário S.A., onde atuou como CFO até 2013. Foi um dos sócios-fundadores da Quintessa Negócios Sociais (2004). Atualmente, é sócio-fundador da Mogno Capital.

Luciana Zaterka

História das ciências - PUC/SP


Pós-doutora em História das Ciências pela PUC-SP. Doutora, mestra e graduada em Filosofia pela FFLCH-USP. Mestra em Química Orgânica pelo DQ-USP. Graduação em Química pela universidade Mackenzie/SP. Professora de Epistemologia, Teoria do conhecimento e Filosofia Moderna da universidade Federal do ABC. Autora de vários artigos publicados em revistas especializadas e de capítulos de livros. Autora do livro a Filosofia experimental inglesa do século XVII (Humanistas/FAPESP/2004), trabalha com projetos de extensão ligados à formação de professores das redes municipais de São Paulo e de Santo André.


Maxime Chapuis

Filosofia da Universidade Paris


Professor concursado, foi aluno da École Normale Supérieure de Lyon), é doutor em Filosofia da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e qualificado pelo título de Maître de conférences, além de deter o título de “agrégation”, o grau mais elevado de recrutamento de professores. Ministrou recentemente cursos na Universidade de Brasília (UnB) e é professor de Filosofia no Liceu franco-brasileiro Pasteur (São Paulo). Ainda na França, foi por três anos professor-assistente na Faculdade de Medicina da Universidade Claude Bernard-Lyon 1 e assistente editorial na coleção Terre Humaine (éditions Plon). Fez parte de seus estudos na Scuola Normale Superiore de Pisa (Itália). Sua tese, a ser brevemente publicada pelas éditions Classiques Garnier, versa sobre as “Figuras da marginalidade no pensamento grego. Sobre a tradição cínica (séculos V e IV a.C.” [Figures de la marginalité dans la pensée grecque. Autour de la tradition cynique (V e IV e siècles av.J.-C.)].

Diogo Christofoli 

Fisioterapeuta - UMESP 


Fisioterapeuta especialista em saúde integral. Utilizando técnicas e abordagens que estimulam a saúde completa de um indivíduo, atua com MICROFISIOTERAPIA e ACUPUNTURA, além de diversos complementos que visam a pessoa em sua totalidade e não a doença que apresenta.

Ana Cecília Oñativia

Psicologia - PUC


Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI. Licenciada em Ciências da educação pela Universidade Nacional de Salta UNSA (Argentina). Diretora Psicopedagógica da Escola Trilha - GDA - Educação Especial. Professora de pós-graduação em cursos de Psicopedagogia, Neurociência na educação e especialização em educação especial. Na área de Educação acumula experiência em docência no ensino superior, coordenação de pós-graduação lato sensu. Na área de Psicopedagógica e de Educação especial possui experiência em atendimento psicopedagógico clínico e institucional e supervisão psicopedagógica.

Bruna Malagoli Martino

Farmácia Hospitalar - USP


Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Einstein. Especialista em Farmácia Hospitalar pela USP – Hospital das Clínicas. Atuou como avaliadora ONA (Organização Nacional de Acreditação), docente em pós-graduação de cursos da área e consultora em Gestão da Qualidade. Experiência em capacitação empresarial de gestores nas Ferramentas da Qualidade, Liderança e Comunicação. Fundadora do Instituto Ishikawa.

Cristiane Pan Nys

Psicologia - Infapa


Psicóloga especialista em Psicologia clínica - CFP e Terapia sistêmica de família e da relação pais-bebês - CEAPIA - Infapa. Formação pelo Groff Transpersonal Training, em psicodrama pela ASP, e estudos em Psicologia budista pela Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal. Master em Novas constelações familiares pelo Instituto Brigitte Champetier de Ribes. Pioneira na aplicação das Constelações familiares no Sistema de Justiça no estado do Rio Grande do Sul, é consteladora e cocriadora do Projeto Justiça Sistêmica. Coordenadora e docente do curso de Novas constelações familiares, desde 2017, pelo Instituto Pan Nys, e da Pós-graduação em Práticas sistêmicas no Sistema de Justiça pelo Verbo Jurídico.

Rosana Machado da Silva

Psicologia - PUC


Formação em Psicologia pela PUC-SP. Especialização em Psicodrama pela ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, Psicologia transpessoal - IBT  Instituto Brasileiro de Transpessoa l; Constelação familiar sistêmica  pelo Hellinger Sciencia, Regeneração celular  introdutório e Master pela Fundação Arcardiy Petrov, Malha de calibração Universal – EMF, idem com crianças, EMF Energy Balancing Express,  Reflexos e hipnose transpessoal no Hipnose Clinic Institut. Atua há  31 anos como psicoterapeuta, atende em Constelação familiar sistêmica em consultas presenciais e online em atendimento individual e grupo. Comunicadora desenvolvendo o trabalho nas mídias sociais e docente em Constelação sistêmica.

Ana Cláudia Mor

Saúde - UNICAMP


Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa (EACH-USP e SBTCC), bacharel em Naturologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), docente do curso de Naturologia da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM).

Paula Cristina Ischkanian

Ciências - USP


Doutora e Mestre em Ciências (FSP-USP), bacharel em Naturologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL),especialista em Medicina Tradicional Chinesa (CEMETRAC), com formações complementares em Psicodrama Interno Transgeracional (PIT).
error: Conteudo protegido!