CORPORATIVO

Um profissional qualificado e diferenciado vale mais. Cultura não ocupa espaço, mas faz falta quando não se tem.

Produzir conhecimento e aplicar na prática, esse é o desafio. Fazemos isso com temas e jogos especialmente criados e direcionados, além de vídeos de animação produzidos pela equipe BASE.

A lei e a força

Praticar o discurso do sim e o discurso do não sobre o mesmo, sobre a questão, defesa e condenação, com base na filosofia sofística, detalhando suas linhas teóricas e implicações ; desdobramento sobre a questão da justiça – com foco central no binômio lei e força –, a partir das diferentes imagens correspondentes, Zeus, Athena Themis, Dikê, Nêmesis, Eunomia...

Arquétipos – qual é o seu ?

Gatilhos provocam reações por causa das emoções que despertam. Conhecer esse mecanismo a partir dos modelos principais que comandam nosso inconsciente coletivo ajuda a entender como as pessoas funcionam.

Assédio moral nas relações de trabalho

Apresentar a tipologia e classificação das várias vertentes de assédio moral e sua caracterização, considerando o contexto contemporâneo de transformação das relações de trabalho. Explicar as hipóteses de ações coletivas e multas administrativas, explorar a prevenção do assédio moral e a possível fixação de indenizações.

Colaboradores invisíveis

Descrever o conceito de trabalhador invisível e as várias espécies de invisibilidade. Apresentar estatísticas sobre o fenômeno e explicar suas causas e seus efeitos socioeconômicos. Explorar as hipóteses abrangidas pela competência da Justiça do Trabalho e as particularidades envolvendo colaboradores nessa condição.

Democracia e sua ressignificação

Falar das instituições que condicionam o aparecimento da democracia, em Atenas, e sua manutenção, até hoje. Associando seu aspecto histórico-simbólico a suas funções e papel, investigando as estruturas que possibilitam o exercício da democracia e da magistratura, aliadas à retórica e ao pensamento abstrato.

Doenças ocupacionais do trabalho : LER/DORT

Compreender nexos causais e efeitos de LER/DORT ; aprimorar formulação de quesitos e a avalição de laudos periciais e suas respectivas impugnações ; qualificar magistrado para oitivas e produção de provas sobre ambiente de trabalho ; apresentar efeitos jurídicos no âmbito previdenciário, trabalhista e de planos de saúde na hipótese de constatação das referidas morbidades.

Etiqueta e poder

Discutir a relação entre etiqueta e poder, que se entrelaçam há séculos, a ponto de isso fazer parte do nosso imaginário sem que prestemos atenção. Abordar a questão da relação entre etiqueta e hierarquia, além de outros pontos ligados a isso : a importância do ver e ser visto, a origem da etiqueta na Corte e os aspectos envolvidos nessa origem. Trabalhar a importância da aparência, da fala, da ruptura entre refinamento e rudeza. E da honra, ponto central no exercício de poder. Sem esquecer do item “espetáculo” e da subordinação dos afetos.

Figuras emblemáticas

Permitir uma prática mais atenta e focada, pelo viés de uma reflexão a partir de situações e personagens da filmografia e da literatura. Recorrendo à noção de duplo (Edgar Morin) cinematográfico ou literário, cada profissional envolvido consegue interpor um distanciamento crítico de suas próprias ações, se questionando :

1- Dentre esses perfis, em qual deles mais me enquadro ?
2- Como posso fazer para melhorar minha conduta no que diz respeito ao meu perfil ?
3- Quais práticas dos outros perfis poderiam melhorar a minha conduta ?

Herói – de Aquiles a Steve Jobs

Quais as implicações práticas da metáfora de herói ? Por que entender essa simbologia é determinante para construir uma carreira ? O que levou Steve Jobs a declarar que ele trocaria toda a sua tecnologia por uma tarde com Sócrates ? Por que é indiscutível que Homero sabia do que falava quando afirmou que “Os Deuses não farão nada por nós que não façamos sozinhos. Precisamos de um herói.” ?

Homeopatia e câncer

O que é câncer.
O que é stress.
Consequências do stress sobre o organismo.
Abordagem terapêutica – o papel da homeopatia.

Homeopatia e stress

O stress como causa das doenças em geral.
Como funciona a terapêutica homeopática.
A prevenção do stress pela homeopatia.
Vantagens de um tratamento eficaz e isento de efeitos colaterais.

Inversão

Raciocínio crucial pode salvar uma carreira ou uma empresa. Os estoicos já faziam regularmente um exercício mental hoje conhecido como antecipação dos problemas. A fórmula é simples : imprevisibilidade + antecipação + visualização negativa = análise de riscos. Mas precisa saber como se faz.

10 - Juramento e honra 2

Juramento e honra

Da Ilíada à OTAN, aprender como a noção de ultraje a um elemento do grupo será considerado um ultraje a todos – envolvendo conceitos determinantes numa empresa, como união, coesão e sucesso.

Manipulação, suas muitas faces

Do princípio de autoridade à má-fé, passando pelas armadilhas de coerência, pelas comunicações enganosas, pelas falácias, pelos truques, trata-se aqui de abordar – caso a caso – os mecanismos psicológicos, as particularidades, os casos exemplares, a tomada de consciência e as réplicas que “desmontam” a manipulação. Sempre através de exemplos práticos.

error: Conteudo protegido!