CURSOS

Não, não é mais do mesmo. Aqui você tem conteúdos incríveis, a partir de uma sólida base filosófica, criando links com outros campos do conhecimento, que se enriquecem e completam. E que, assim, você aplica na prática.

Introdução ao pensamento de Foucault : história crítica do pensamento

O prof. Alessandro Francisco, Doutor em Filosofia pela PUC-SP e pela Université Paris 8 (dupla titulação) e Pós-Doutorado na École Normale Supérieure de Paris, apresenta uma Introdução ao pensamento de Foucault, em 4 sessões, nas quais desenvolverá uma análise crítica do filósofo, a trajetória acadêmica do pensador e a relação entre Filosofia e Psicologia, entre outros tópicos.

Fundamentos teóricos e históricos da Ciência política

O prof. Bolívar Lamounier, Doutor em Ciência política pela UCLA – University of California at Los Angeles, trás, para o público do Instituto Base, uma análise rigorosa sobre os Fundamentos teóricos e históricos da Ciência política, desde o conceito de política, até regimes políticos e genocídio, mas não só.

Poéticas da canção popular na dramaturgia audiovisual

O curso de Guilherme Maia, compositor, pesquisador e professor de pós-graguação em Comunicação e Cultura contemporâneas da  UFBA, entre outros, tem como objetivo oferecer ferramentas conceituais e metodológicas para a análise da música em produtos audiovisuais, com ênfase no cinema de ficção e no uso de canções, a partir de três estudos de caso, propondo alguns protocolos textuais e contextuais para o estudo das relações canção-fábula, canção-narrativa, canção-encenação, canção-montagem, canção-personagens e canção-espectador.

A estrutura lógica da Homeopatia

A Dra. Maria Isabel de Almeida Prado, formada em Filosofia e Farmácia na USP, especialista em Homeopatia e em Farmácia clínica propõe um estudo sistemático do Organon, de Samuel Hahnemann, decodificando a estrutura lógica da Homeopatia. Além do histórico que alia as leis do movimento (Newton) à Homeopatia (Hahnemann), o curso versa ainda sobre conceitos e definições, além da noção central de semelhança, como base da terapêutica e da prática de doses mínimas. Imperdível !

Direito do avesso : o Direito sob as lentes da Filosofia, da literatura e do cinema

A prof. Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri, Juíza federal de Primeiro Grau em São Paulo, atuando na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, Doutora em Filosofia pelo departamento de Filosofia da FFLLCH-USP, abordará o tema do Direito do avesso : o Direito sob as lentes da Filosofia, da literatura e do cinema, questionando o que é justo ou injusto, ético ou antiético, belo ou disforme – indagando sobre as razões profundas de cada uma das respostas. Já que essas abordagens todas é que nos ajudam a identificar suas raízes, viabilizando a construção de conceitos mais apurados sobre justiça, ética e estética.

O homem profano e o homem sagrado

A prof. Marly Peres, Pós-graduada pela FFLCH-USP e com um DEA pela faculdade Paul Valéry, França, tratará das bases filosóficas da democracia e da emergência da Filosofia. Ao longo das aulas falará sobre retórica, as premissas da Filosofia e das instituições na Grécia Antiga, a arte da argumentação e muito mais – sempre cruzando com os elementos do pano de fundo desse conjunto, a religião grega (mitologia e tragédia).

Poder político e representação

A política volta a ser tema do minicurso ministrado pelo prof. Milton Meira do Nascimento, aposentado do departamento de Filosofia da FFLLCH-USP. O conteúdo programático versará sobre Poder político e representação na filosofia política, a começar pela origem da palavra política e de seus correlatos provenientes do grego : pólis, polítes, politeia e politikos, como elementos básicos para uma reflexão sobre a democracia representativa.

Retórica e Direitos Humanos

O prof. Narbal de Marsillac, professor associado e de mestrado e doutorado em Ciências Jurídicas e em Filosofia pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba, sócio-fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e membro do Gt Filosofia e Direito e do Gt Filosofia e Pragmatismo Americano da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, ministrará o curso que versará sobre a revalorização da retórica contemporânea, discutindo questões como o dever de persuasão permanente ou a obrigação de adaptação retórica a certas premissas, mas não só.

Ética das virtudes

A prof. Regina Rebollo, Doutora em Filosofia pela FFLCH-USP/Paris VII e Pós-doutora em Filosofia pela FFLCH-USP/Univ. de Pádua, apresenta uma introdução à ética, tomando como referência a ética das virtudes de Aristóteles, tal como se apresenta na Ética a Nicômaco, num interessante trabalho de aproximação a aspectos práticos e de aplicação, como, entre outros, como devemos ser para viver uma vida boa.

error: Conteudo protegido!