Os sólidos de Platão
10 de setembro de 2020
Górgona
10 de setembro de 2020

Hesíodo

Você sabia que além do magistral Homero, no início da cultura Ocidental também temos Hesíodo, que faz uma tremenda árvore genealógica, onde todo mundo se cruza ?  Um panteão, pan theos.

Ele nos conta que no princípio era o logos (não, não era o Verbo). E que tudo começa com 3 forças naturais, o Caos, princípio masculino, a Terra, princípio feminino e Eros, princípio neutro.

Nessa ordem. O Caos é essa força que hoje chamamos de Big Bang. A desordem, onde nasce uma prole que não vai vingar, porque a metáfora é a de que masculino + feminino = novo ser. Tanto que Eros não gera nada, ele só impulsiona o masculino e o feminino na direção um do outro, para que a vida aconteça.

A Terra nasce no Caos e não do Caos, o que é bem diferente. Pense no movimento de gazes em expansão e contração que geraram os planetas, é bem isso. Ora, a Terra é que gera toda uma linhagem que vai culminar no humano.

A metáfora é clara. Gaia, a Terra, arranca de seu ventre 3 filhos, o Céu (Urano), a Onda do Mar (Ponto) e as Montanhas (Urais). Depois ela se deita com cada um e gera 3 levas de filhos. Uma dessas levas de filhos são os 12 Titãs. Eles se unem entre si, porque são 6 masculinos e 6 femininos, e vão gerando as muitas divindades. Que também vão continuar se unindo entre si etc.

São 3 gerações divinas. Divinas porque primordiais, porque elementares.

Porque somos todos feitos de caos, de firmeza e de pulsão erótica.

Porque a visa é esse brotar que enche a Terra de filhos.

E a cosmogonia grega fala dessa beleza chamada vida : um pai que engole os filhos e os priva de identidade, um filho que destrona o pai, lutas pelo poder, o feminino que manobra e arma, o feminino introjetado que permite a perenização do poder, relações de força e de organização, de estruturação.

3 forças, 3 gerações, 3 esposas

3 filhos de Gaia, 3 levas de filhos

12 Titãs, 12 Deuses Olímpicos

Por que tudo é 3 ou múltiplo de 3 ? Eu falo disso na A compreensão da nossa sociedade como civilização.  Acredite, é muito interessante e explica muuuuita coisa que você nem imagina.

Tomara que goste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteudo protegido!