História do Direito e Filosofia
26 de outubro de 2020
Estudo da Alquimia
2 de dezembro de 2020

Homenagem – Prof. Dr. Mário Miranda

Ler nas entrelinhas é a sutil “especialidade” da Filosofia. Aprender a ouvir, tarefa primeira do filósofo.

Pois grande é o professor que, mais do que transmitir um saber, faz brotar no aluno o amor pelo saber, esse querer calculado e medido pela lavra do bem pensar. Que só vem quando alguém diante de nós arranca das linhas e letras aquilo que passa a fazer sentido, aquilo que nos encanta e seduz, aquilo que passa a nos animar. E arranca com pathos, depois de bafejar em nós o pneuma sagrado de Athena que nos transforma em humanidade.

Ouvir, despertar essa paixão pela leitura entre as linhas, eis nosso mais caro anseio – o de compartilhar saberes que iluminam a vida, qual fio dourado em intrincado labirinto.

Como soube fazer um professor que foi grande, como foi grande pensador e amigo. Esta, nossa homenagem singela e sempre insuficiente a ele, cuja frequentação, inestimável, já não dará a cada um aquilo de que cada um de nós precisa – o Prof. Dr. Mário Miranda Fº.

Ele que soube sempre, com a naturalidade dos raros, nos alimentar a todos com um alimento único, feito para cada um de nós. Engolir esse alimento e nos deixar nutrir por ele é tarefa nobre, que nos cabe agora, como dever de memória.

Obrigada, Marinho, o BASE existe por você e sempre será nosso.
12/11/2018

1 Comment

  1. Marília Mazzucchelli disse:

    Marly, fiquei muito emocionada com as palavras lindas sobre o Marinho. Ontem fez dois anos que o perdemos e a saudade é imensa.Acho que se ele estivesse aqui estaria participando desse projeto com você, não é?
    Muito obrigada por essa lembrança tão bonita!
    Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *