Hermès – Grécia no mundo, Grécia e suas associações
4 de maio de 2020
Zeus, o todo poderoso
4 de maio de 2020

O que a mitologia grega tem a ver com a Filosofia?

Oi Pessoal do Base, bem vindos aos minutos gregos

Hoje quero falar com vocês de uma questão que algumas pessoas já me perguntaram:

– O que a mitologia grega tem a ver com a Filosofia?

– Bom, como vocês sabem, todo o conteúdo do Base, se não é propriamente de Filosofia há tem como pano de fundo. A mitologia faz parte disso, pois os gregos, ou melhor, os helenos, tinham duas maneiras de pensar: o mythos e o logos. O primeiro é a mitologia, que trata das paixões e aventuras humanas por meio de histórias, muitas vezes absurdas, de deuses que tem características de super heróis e de vilões; o segundo é o raciocínio, o modo como pensamos o mundo de maneira racional e objetiva.

O mito é tão importante para os gregos que Platão, na obra O Banquete cria um mito sobre o nascimento da Humanidade para explicar o Amor.

Toda a base do pensamento ocidental vem da Grécia, logo saber mais sobre os mitos gregos é uma forma de compreensão de nossa realidade. Um exemplo disso é a Odisseía, que conta a história do retorno de Ulisses a sua casa. Há perigos e amores que Ulisses vive nessa história; tudo isso serve para descrever a riqueza de povos estrangeiros aos gregos. A Ilíada é, de certa maneira, um mapa geográfico.

Espero que tenham gostado de saber dessa relação da mitologia com a Filosofia.

Obrigada e até a próxima

 

Fonte: Mitologia Clássica,mitos, deuses e heróis. Pierre Grimal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteudo protegido!