PROFESSORES

Milton Meira do Nascimento

Filosofia - USP


Graduado (1971), mestrado (1978) e doutorado (1987) em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), da qual é professor desde 1975. Em 1981 obteve o Diplôme d´Études Approfondies (D.E.A) pela Universidade de Paris I - Sorbonne e o D.E.A pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris. Em 2002, obteve o diploma de livre-docente e atualmente é professor titular aposentado sênior do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, na área de Ética e Filosofia política, tendo como foco de referência em toda a sua formação acadêmica a tradição ilustrada do século XVIII, em especial o pensamento político de Jean-Jacques Rousseau e o jusnaturalismo do século XVII.

Maria Isabel de Almeida Prado

Farmacêutica - Filosofia - USP


Formada em Filosofia e Farmácia na USP, especialista em homeopatia pela Sociedade Alberto Seabra e membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Foi diretora farmacêutica da Boiron Medicamentos Homeopáticos no Brasil, membro da Farmacopéia Homeopática Brasileira, vice-presidente e presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABFH) Homeopatas e coordenadora e professora do curso de especialização e farmácia homeopática da USP durante 15 anos.

Camilo Onoda Luiz Caldas

Direito - Universidade de Coimbra


Pós-doutor em democracia e direitos humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Filosofia e Teoria geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito político e econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é diretor executivo do Instituto Luiz Gama e professor da Faculdade de Direito da USJT/SP.

Silvio Luiz Almeida

Filosofia e Direito - USP


Doutor e pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria geral do Direito da USP/SP. Mestre em Direito político e econômico e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Filosofia pela FFLCH, USP. Professor do curso de graduação em Direito e docente da pós-graduação Stricto Sensu em Direito político e econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Professor de Filosofia da FGV. Professor de Filosofia do Direito e Introdução ao estudo do Direito USJT/SP. Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). Consultor especializado na implantação de políticas de diversidade.

Álvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga

Filosofia do Direito - PUC/SP


Livre Docente em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e pela Universidade de Coimbra. Doutor, mestre e graduado em Direito pela PUC/SP. Graduado em Filosofia pela FFLCH/USP. Professor concursado da Faculdade de Direito da PUC/SP, tanto na graduação como na pós-graduação Stricto Sensu. Membro do Instituto Euro-Americano de Derecho Constitucional. Coordenador, autor e coautor de inúmeras obras e artigos.

Rafael Tubone Magdaleno

Direito - PUC/SP | Filosofia - USP


Doutorando e mestre em Filosofia do Direito e bacharel em Direito pela PUC/SP. Graduação em Filosofia pela USP. Ex-aluno da université Paris-Ouest Nanterre/La Défense. Atualmente, é professor da Universidade Cruzeiro do Sul, onde leciona nas cadeiras de História do Direito, Ciência Política e Filosofia do Direito.

Júlio de Souza Comparini

Direito - PUC/SP | Filosofia - USP


Possui graduação em Direito pela PUC/SP, graduação em Filosofia pela USP, mestrado em Filosofia pela USP e doutorado (em andamento) em Filosofia pela USP. Atualmente é advogado e professor da PUC/Campinas.

Sandra Martini

Direito - Roma Tre


Pós-doutorado em Direito (Roma Tre) e Pós-doutorado em Políticas públicas (Universidade de Salerno); doutorado em Evoluzione dei Sistemi Giuridici e Nuovi Diritti pela Università Degli Studi di Lecce, mestrado em Educação pela PUC/RS; graduação em Ciências Sociais pela UniSinos. Atualmente é pesquisadora produtividade 2 CNPq, coordenadora do mestrado em Direitos Humanos e professora do Uniritter. Membro da Rede Ibero americana de Direito sanitário. Além disso, exerce a coordenação acadêmica do programa de mestrado em Direito da UNIRITTER.

Alessandro de Lima Francisco

COGEAE - PUC/SP


Pós-doutorado em Filosofia pela École Normale Supérieure de Paris, Doutor em Filosofia em regime de Duplo doutorado pela PUC-SP e pela Université Paris 8, Mestre em Filosofia pela PUC-SP, especialista em Educação superior pelo COGEAE (PUC-SP) e graduado em Ciências econômicas pela Universidade Mackenzie. É atualmente professor de cursos de pós-graduação Lato Sensu do COGEAE (PUC-SP) e do UNIFAI, bem como pesquisador associado ao Laboratoire d’Études et de Recherches sur les Logiques Contemporaines de la Philosophie (Université Paris VIII), à International Society for Eighteenth-Century Studies e ao Centro de Estudos Jean-Jacques Rousseau do Brasil.

Afonso Shiguemi Salgado

Neurociências - Unisul


Phd em Neurociências pela Unisul, pós- doutor em Ciências da saúde pela Unisul, doutorado em Engenharia biomédica pela UniCastelo, mestre em Cirurgia experimental pela Unesp, formação em homeopatia pela UFV, formação internacional em naturopatia pela Emac, graduação em nutrição pela UNifil, graduação em fisioterapia pela UEL. É palestrante e conferencista internacional, além de ser presidente da BIMICRO e sócio-fundador e professor do Instituto Salgado.

Gustavo Marinho

Direito - PUC/SP


Doutorando em Direito administrativo pela PUC/SP. Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP. Especialista em Direito administrativo e financeiro pela Universidad de Salamanca (Espanha). Especialista em Direito administrativo pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Membro fundador do IBEJI. Diretor de comunicação do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial. Conselheiro de redação da Revista RBINF. Membro da AADA. Editor da Editora Contracorrente. Tem experiência em Direito administrativo e Direito constitucional. Advogado e sócio-fundador do escritório Marinho e Valim Advogados, de SP.

Claudete Stabile R. Romaniszen

Análise do comportamento - Uni. Est. de Londrina


Mestrado em Análise do comportamento pela Universidade estadual de Londrina. Graduação em Fisioterapia pela Universidade estadual do Paraná. É fisioterapeuta da prefeitura municipal de Londrina. Tem inúmeros artigos publicados, como Eleição de prioridades para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho no município de Londrina, pelo Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina. Fisioterapeuta da Clínica SER saúde integrada em Londrina/PR. Especialização em Microfisioterapia MKE pelo Instituto Salgado/Paraná.

Márcia Regina Liguori Varejão

Medicina - USP


Médica pediatra e homeopata.
Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, com residência médica pela Faculdade de Medicina da USP – Instituto da Criança e especialização em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia. Atuou em ambulatório na APH por muitos anos, participando também na área de pesquisa. Clinica em consultório particular com atendimento pediátrico há mais de 30 anos. Há três anos, é a médica responsável pelo CEDH (Centro de Educação e Desenvolvimento Homeopático) no Brasil, ministrando cursos na área de Homeopatia a médicos alopatas.

Luiz Wanderlei Romaniszen

Medicina - SER


Coordenador da UTI do Hospital do Câncer de Londrina, professor da escola de homeopatia Javier Salvador Gamarra, em Curitiba, médico homeopata da clínica SER saúde integrada, médico intensivista e cirurgião oncológico do Hospital do Câncer de Londrina. Especialização em Homeopatia pela Fundação de estudos médicos homeopáticos do Paraná. Especialista em Terapia intensiva pela Associação médica brasileira. Aperfeiçoamento na Academia internacional de homeopatia clássica com o Professor George Vithoulkas em Alonissos, Grécia.

Rafael Valim

Direito - PUC/SP


Doutor e mestre em Direito administrativo pela PUC/SP. Visiting Professor na Universidade de Manchester. Academic Visitor no Instituto de Direito europeu e comparado da Universidade de Oxford. Coordenador do curso Euro-brasileño de postgrado sobre contratación pública - Faculdade de Direito da Universidade de La Coruña (Espanha). Professor do curso de Especialização em Direito administrativo da Universidade Nacional de Comahue (Argentina). Professor do mestrado em Direito administrativo da economia da Universidade nacional de Cuyo – Mendoza. Professor convidado do curso de Especialização em Direito público da Escola Paulista da magistratura. Presidente do IBEJI. Presidente do conselho consultivo do IBDEE. Membro do IBDA. Membro do IIDA. Membro do FIDA. Diretor Executivo da Red iberoamericana de contratación pública (Espanha). Diretor da Biblioteca de Direito administrativo da Editora Contracorrente. Diretor da Revista RBINF e da Revista RIDP. Advogado e sócio-fundador do escritório Marinho e Valim Advogados, de São Paulo.

Silvio Gabriel Serrano Nunes

Filosofia - USP


Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP - Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon - Sorbonne (bolsa Capes - Ministério da Educação do Brasil); advogado, bacharel em Direito pela PUC/SP, especialista em Direito administrativo pela Faculdade Autônoma de São Paulo. Professor de História do Direito da Ebradi. Assessor jurídico no Tribunal de contas do Município de São Paulo. Professor da Escola Superior do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Pesquisador do IBContas - Instituto Brasileiro de Contas Públicas. Professor convidado do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito constitucional - COGEAE-PUC/SP.

Fernando Campos

História, Política - PUC/SP


Doutor e Mestre em Educação : História, Política, Sociedade pela PUC/SP. Graduado e Licenciado em Ciências Sociais pela USP/SP. Atualmente é docente da Unifaccamp - Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Tem experiência na área de Educação, com atuação na Educação Básica e no Ensino Superior, nas modalidades presencial e EaD. No Ensino Superior tem atuado como docente nas licenciaturas e cursos de formação de professores e na Pós-Graduação. Desenvolve estudos e pesquisas sobre escolas democráticas e sociologia do currículo.

Narbal de Marsillac

Filosofia - UFPB


É professor associado e de mestrado e doutorado em Ciências Jurídicas e em Filosofia pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba, sócio-fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e membro do Gt Filosofia e Direito e do Gt Filosofia e Pragmatismo Americano da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Foi professor visitante na Université Laval, Québec/Canadá, e no Massachusetts Institute of Technology - MIT, Cambridge/EUA.

Guilherme Maia

Comunicação e cultura - UFPA


É autor, compositor, pesquisador e professor de pós-graduação em Comunicação e cultura contemporâneas da UFBA e membro da Comisión de Estudios Audiovisuales Brasileños da Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual (AsAECA), entre outros.

Regina André Rebollo

Filosofia - FFLCH-USP


É Doutora em Filosofia pela FFLCH-USP/Paris VII e Pós-doutora em Filosofia pela FFLCH-USP/Univ. de Pádua, Mestre em Filosofia (FFLCH/USP) e Bacharel em Ciências Sociais (FFLCH/USP).
error: Conteudo protegido!