Redenção pelo $

O saber que salva
2 de fevereiro de 2021
Redenção pela fé
2 de fevereiro de 2021

Redenção pelo $

O que será que a Filosofia tem a nos dizer sobre a corrupção ? Num país onde a classe política se corrompe e corrompe como respira…

A Filosofia diz que há 3 caminhos para redenção da corrupção : pelo dinheiro, pela fé ou pela justiça.

Aqui vamos falar da redenção pelo dinheiro. Quem trata disso é Nietzsche, que era prático e entendia como poucos da natureza humana. Por que reembolsar, por que devolver o que se tomou emprestado ? Na 2ª dissertação da Genealogia da moral, Nietzsche dedica toda uma parte à relação entre aquele que oferece o crédito e aquele que toma o crédito, como forma original de toda relação social, baseada na punição e no sofrimento.

“Um tipo de gozo é fornecido àquele que empresta, na forma de reembolso ou de compensação. O gozo de poder exercer seu poder sobre aqueles que não têm dinheiro, o gozo de fazer o mal pelo prazer de fazer o mal.”

Nietzsche, que antes de ser filósofo era alguém que se dedicava à etimologia, ou seja, ao estudo da origem das palavras, nos ensina de maneira lapidar que a palavra “Schuld”, em alemão, significa ao mesmo tempo dívida e culpa. Ou seja, reembolsar, devolver o dinheiro é aceitar o jogo social da culpa e, assim, manter o ciclo da má consciência na origem dos nossos valores morais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteudo protegido!