Teologia portátil
30 de janeiro de 2020
Símio
30 de janeiro de 2020

Tolerância

François-Marie Arouet, que adotou o nome de Voltaire (1694-1778), tinha grande respeito pela sociedade inglesa da época, pela política econômica liberal, instituições e MONARQUIA CONSTITUCIONAL. Mas talvez o que mais ele apreciasse fosse sua tolerância religiosa. Tanto que escreveu o seguinte :

– O inglês, como homem livre, vai para o céu pelo caminho que escolhe. Se na Inglaterra houvesse uma única religião, o despotismo teria se desenvolvido de modo fantástico. Se houvesse duas, os ingleses teriam cortado a cabeça uns dos outros. Mas como há umas trinta, todos convivem felizes e em paz.

Quando Voltaire ainda era um jovem poeta, o Regente prometeu a ele uma boa colocação. Um dia, ao sair da reunião do Conselho acompanhado de quatro secretários, se deparou com Voltaire a postos, esperando.

– Ah, senhor Arouet, não pense que me esqueci do que prometi. Estou pensando em lhe oferecer um cargo no departamento de Necessidades.

Ao que Voltaire respondeu tranquilamente :

– Senhor, esse é um departamento onde eu teria demasiados concorrentes e rivais, a começar pelos quatro cavalheiros que o acompanham.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *