WORKSHOPS

Os temas são variados, os professores são excelentes. Algumas pautas são complementares a sua formação profissional, outras são conteúdo novo. Daqueles que diferenciam você como pessoa e como profissional.

Bases filosóficas de práticas terapêuticas e de Saúde e Medicina

Que elementos são esses, por trás das práticas atuais de Medicina e Saúde ? Como a ciência primeira serve de pano de fundo para práticas atuais, depois de tantos séculos ? Por que é importante saber isso para trabalhar melhor e se diferenciar ?

Cérebro

Como funciona nosso super computador interno ? Como são os processos de aprendizado e
memória ? Onde fica a consciência ? Qual a diferença entre intelecto, mente e pensamento ? Com base na Psicologia cognitiva experimental, são estudados anatomia e funções cerebrais, além das elaborações básicas : linguagem, cálculo, música.

Criptomoedas – será ?

O que é exatamente essa moeda soberana, esse sistema autônomo e paralelo que pode assumir proporções perigosas ? Qual sua relação com nossa estrutura tradicional, de Estado-Nação ? Uma reflexão para ajudar a não cair em armadilhas e não ser massa de manobra.

Da ágora grega à videoconferência

O que Kant tem a ver com os gregos, com os utilitaristas norte-americanos, com Hannah Arendt e a covid-19 ? Que espaço é esse, o espaço comum de debate, de difusão de ideias, de discussão coletiva – agora virtual ? Esse mundo comum que nos une, mas ao mesmo tempo nos impede de cair uns sobre os outros.

Humores

Aprenda como a noção de equilíbrio é central no estabelecimento da saúde e da doença, tanto física quanto psíquica. E o que isso tem a ver com Hipócrates, que criou o conceito e o relacionou aos 4 Humores (fluidos) que interagem em nós.

Jung e os mitos gregos

Como fatores externos e internos se entrecruzam e determinam como reagimos e nos sentimos ? Entenda de que modo os elementos da psicologia junguiana (persona, self, anima e animus etc.) se abastecem de um banco de dados simbólico comum a todos nós.

Humanas relações – 4 mitos arquetípicos para entender nossa sociedade

Entenda como 4 mitos básicos da cultura ocidental ainda hoje espelham nossa vida, nossas angústias, nossas sagas e lutas. Cada um associado ao um naipe do baralho e do tarô mitológico, e ao que representa : amor, trabalho, riqueza e família, com o conflito entre dois princípios opostos.

Figuras emblemáticas

Permitir uma prática mais atenta e focada, pelo viés de uma reflexão a partir de situações e personagens da filmografia e da literatura. Recorrendo à noção de duplo (Edgar Morin) cinematográfico ou literário, cada profissional envolvido consegue interpor um distanciamento crítico de suas próprias ações, se questionando :

1- Dentre esses perfis, em qual deles mais me enquadro ?
2- Como posso fazer para melhorar minha conduta no que diz respeito ao meu perfil ?
3- Quais práticas dos outros perfis poderiam melhorar a minha conduta ?

Linguagens simbólicas

O que é símbolo ? Desde o oráculo grego, o simbólico é universal, por isso se desdobra em variadas ferramentas : cores, personagens arquetípicas, psicogenealogias, quadrado mágico, pentagramas, eneagramas, zodíaco, tarôs.

Olhando de perto e com critério, não há mistério que resista : tudo são símbolos.

Primeiros passos

Entenda a fórmula “Introdução à Filosofia + Introdução à Mitologia + Primeiros pensadores = Base de compreensão do mundo ocidental”.
É enriquecedor ! Cultura não ocupa espaço, mas faz uma enorme diferença !

Redes sociais

Você acha que sabe tudo sobre esse fenômeno ? Até onde consegue recuo e informação confiável para formar uma ideia realmente verdadeira de como você se transformou em produto ? Quer entender e assumir o controle ? Então ouça quem é do ramo explicar.

Supra-homem

O que o universo holográfico de David Bohm, o conceito de poeira de estrelas, do físico canadense Christophe Reeves, e o supra-humano de Nietzsche têm em
comum ? A noção de supra-humano, de Nietzsche, no centro. Entenda por que.

12 - Tipos Sensíveis 2

Tipos Sensíveis

Aprenda como a tipologia física se combina com a tipologia psíquica junguiana e, principalmente com tipologia homeopática, que associa medicamentos e dosagens a cada pessoa, única porque resultante dessa combinação.

03 - Religiões

Religiões

Aspectos da história dos povos, da geografia dos locais, das personagens envolvidas – entenda como tudo isso influenciou a doutrina dos 3 monoteísmos. De curiosidades a desmistificações, a análise detida e criteriosa ajuda a melhor desvendar esse rico patrimônio do imaginário e da cultura da humanidade.

error: Conteudo protegido!