O que a mitologia grega tem a ver com a Filosofia?
4 de maio de 2020
A maçã
4 de maio de 2020

Zeus, o todo poderoso

Hoje, falaremos um pouco sobre Zeus, o todo poderoso. Quando observamos Zeus, o maior deus do Olimpo, filho de Reía e Cronos, vemos claramente que ele é o mais forte e corajoso deles, por isso governa o Olimpo. Isso é muito claro em uma passagem da Ilíada na qual ele afirma sua superioridade por força sobre Poseidon e Hades. A questão é essa: força. Além disso, na mesma obra Homero refere-se a Agamémnom como o homem mais forte abaixo de Zeus. E é tendo a força como característica principal que encontramos o arquétipo de Zeus em tantas séries de TV.

Zeus se destaca, ele está sempre presente. Mesmo que como pano de fundo, ou poder supremo para o qual tudo converge. Como não encontrar Zeus em Gilberto Rodriguez, líder do cartel de Cali, na série Narcos ou em John Dutton da série Yellowstone? Tanto Gilberto Rodriguez, como Dutton, como Zeus, organizam suas vidas, as de seus descendentes e de todos os outros ao redor. Tem pulso firme no que se refere a suas regras e aos seus universos que foram moldados conforme o que cada um deles acha correto. Dutton, por exemplo, não admite que perto de seu gigantesco latifúndio seja construído um campo de golfe. Gilberto Rodriguez, como Zeus, tem várias mulheres.

Ocupar um cargo de muito poder e comandar como Zeus não é, como sabemos, exclusividade dos homens, isso é mostrado, na ficção, na série Crown que aborda a vida da rainha da Inglaterra, Elizabeth. Voltando ao masculino e ainda falando do divino a semelhança entre Luís XIV e Zeus é muito clara: ambos reorganizam o estado e a sociedade. O Olimpo para um, a corte para o outro. Se quiserem saber mais sobre Zeus, recomendo que deêm uma olhada no nosso site.

Obrigada e até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteudo protegido!